Desligamos ou mantemos o Offline?

INFORMAÇÃO ATUALIZADA EM 20-03-2026 10h

Este fórum tem por objetivo o esclarecimento de dúvidas nas instalações necessárias para a realização de provas provas digitais em formato offline e online no ano 2026.


Manual offline: https://cloud.iave.pt/index.php/s/8JmGObQ57HWZsQM

Aplicação servidor offline (download Windows - 180 Mb): https://assets.iave.pt/production/apps/ ... -1.0.7.exe
Aplicação servidor offline (download Linux - 180 Mb): https://assets.iave.pt/production/apps/ ... 7.AppImage
Máquina virtual V2.1.0(download - 3,5 Gb): https://assets.iave.pt/production/vm-im ... v2-1-1.ova

Manual APP realização: https://cloud.iave.pt/index.php/s/fm10RoOM7gBZoHY

Fazer a transferência da aplicação Provas IAVE (de acordo com o sistema operativo), em:
Windows: https://assets.iave.pt/production/apps/ ... 0.0.12.exe (Tamanho: 176 MB)
Linux: https://assets.iave.pt/production/apps/ ... 2.AppImage (Tamanho: 185 MB)
macOS: https://assets.iave.pt/production/apps/ ... 0.0.12.dmg (Tamanho: 192 MB)
iOS: https://apps.apple.com/pt/app/intuitivo/id6449191657
Android: https://play.google.com/store/apps/deta ... t_PT&gl=US


Vídeos:
1 - Informações e download: https://cloud.iave.pt/index.php/s/VDaVEYqHBRQDl0F
2 - Instalação aplicação offline e servidor: https://cloud.iave.pt/index.php/s/2Bhl8MoIHSMzswN
3 - Instalação APP de realização de provas:https://cloud.iave.pt/index.php/s/8pd11nK4Ic724Gh

Para colocarem questões devem clicar no nome do fórum e depois no botão "Novo Tópico" e aguardar a aprovação da mensagem para que a mesma apareça no fórum.
Responder
Mensagem
Autor
Pmb
Mensagens: 30
Registado: segunda abr 29, 2024 3:24 pm
Escola: Agrupamento de Escolas Dr Bento da Cruz

Desligamos ou mantemos o Offline?

#1 Mensagem por Pmb »

Boa Tarde!

Nas reuniões com as escolas foi referido que este Fórum seria monitorizado, mesmo que não houvesse resposta direta. No entanto, perante as situações aqui reportadas, continua a faltar uma comunicação clara às escolas.

Como foi dito aqui no fórum:
houve investimento, houve zelo, preocupação e cuidado de dezenas de pessoas que tentaram fazer parte da solução. Neste momento não há uma palavra, ninguém é capaz de dar uma resposta...

É importante que alguém informe, com urgência, se os servidores devem continuar ligados, se as escolas devem continuar a tentar atualizá-los ou se devem aguardar novas indicações antes das provas, ou mesmo se os devem eliminar.

Esta indefinição continua a obrigar as escolas a gastar tempo, recursos técnicos e energia sem saberem se estão a seguir o procedimento correto. Implica trabalho adicional das equipas informáticas, testes repetidos, reorganização de tarefas, validações de rede, etc...
Além disso, retira tempo a outras tarefas essenciais e aumenta a pressão sobre escolas, direções, técnicos e professores, precisamente num período crítico de preparação das provas.

Assim, solicita-se uma orientação oficial e urgente sobre o que deve ser feito, para que as escolas não continuem a assumir custos, riscos e decisões sem informação clara.

Com os melhores cumprimentos
Pedro B.
pedrodias
Mensagens: 52
Registado: quinta abr 25, 2024 9:10 am
Escola: ColegioAtlantico

Re: Desligamos ou mantemos o Offline?

#2 Mensagem por pedrodias »

Da nossa parte a sensação é a mesma: neste momento há uma ausência total de informação operacional clara.

O mínimo necessário, neste momento, seria uma resposta objetiva: o modo offline continua suportado ou não?
Responder