Tenho rede wireless numa VLAN própria para os exames (sem restrições)...tenho um ISP exclusivo para esta rede mas como é óbvio sendo um servidor offline não é usado.
Temos uma infraestrutura de wireless da UniFi, a qual usamos já há alguns anos (manuais digitais, plataformas Office 365, internet com algumas restrições, mas em outras VLAN's diferentes da usada para os exames) com uma média de 800 a 1000 utilizadores em simultâneo sem grandes problemas, por isso por aí também não me parece.
Gostava de saber, se alguém das diferentes escolas que por aqui andam, têm este tipo de carga em 1 único servidor...+/- 100 alunos em simultâneo sem problemas de acesso...e se sim, qual o sistema que usam claro (SO, processador, RAM, NIC, ...)
Agradeço desde já qualquer ajuda, e obrigado pedrodias por esta troca de ideias...
Memória RAM da MV
-
- Registado: quinta mai 02, 2024 1:25 pm
- Escola: Colégio Novo da Maia
Re: Memória RAM da MV
Olá
Eu montei o servidor com máquinas virtuais Vmware ESxi, 2cpus, 4GB de ram...
Entre 60 a 100 utilizadores. Foi tranquilo...
Só perguntei porque tentei várias vezes alocar mais ram (6Gb) à máquina virtual. Ela arrancava normalmente mas permitia o acesso web normalmente...
Voltei a testar agora e continua com o mesmo problema. É normal? Faz sentido?
OBG
Eu montei o servidor com máquinas virtuais Vmware ESxi, 2cpus, 4GB de ram...
Entre 60 a 100 utilizadores. Foi tranquilo...
Só perguntei porque tentei várias vezes alocar mais ram (6Gb) à máquina virtual. Ela arrancava normalmente mas permitia o acesso web normalmente...
Voltei a testar agora e continua com o mesmo problema. É normal? Faz sentido?
OBG
CNM_Ricardo Escreveu: sexta fev 28, 2025 5:02 pm Tenho rede wireless numa VLAN própria para os exames (sem restrições)...tenho um ISP exclusivo para esta rede mas como é óbvio sendo um servidor offline não é usado.
Temos uma infraestrutura de wireless da UniFi, a qual usamos já há alguns anos (manuais digitais, plataformas Office 365, internet com algumas restrições, mas em outras VLAN's diferentes da usada para os exames) com uma média de 800 a 1000 utilizadores em simultâneo sem grandes problemas, por isso por aí também não me parece.
Gostava de saber, se alguém das diferentes escolas que por aqui andam, têm este tipo de carga em 1 único servidor...+/- 100 alunos em simultâneo sem problemas de acesso...e se sim, qual o sistema que usam claro (SO, processador, RAM, NIC, ...)
Agradeço desde já qualquer ajuda, e obrigado pedrodias por esta troca de ideias...
Temos 150 alunos em cada um dos ciclos com um servidor único... com zero problemas de acesso. Os únicos problemas que tivemos são referentes a uma ou outra situação com os equipamentos dos alunos (esqueceu de carregar, não atualizou ou instalou a aplicação) sem importância.
Servidor:
* Protectli VP4670 – 6 Port Intel i7
* CPU: 12 x Intel(R) Core(TM) i7-10810U CPU @ 1.10GHz (1 Socket)
* RAM: 64GB
* NIC: 6 x Intel Ethernet Controller I225-V (rev 03)
* OS: Proxmox 8.3.4 (basicamente, um sistema Linux Debian)
Wireless:
* tudo tplink Omada (AP, SWITCH e Omada Software Controller)
* VLAN Alunos com restrições com cerca de 800 a 1000 dispositivos ligados;
* VLAN Profs e Equipamentos sem restrições;
* VLAN Exames sem restrições mas com acesso apenas no dia e hora do exame.
Eventalmente, considerar desligar o SSID dos alunos nos APs que servem as salas das provas.
-
Ou seja, pelo que verifico, quem tem tudo a funcionar tranquilamente (na ordem dos 100 alunos ou mais por servidor) está a usar uma distro de Linux...é bom saber, realmente os problemas que tenho podem advir da utilização do windows server...
Vamos lá tentar...falta escolher qual a distro...até agora temos o Mint e o Proxmox...mais alguem usa uma distro diferente?
Da parte do IAVE há alguma sugestão? Deveríamos tentar normalizar estas situações...
OBS:
Como vou usar um Servidor HP Proliant DL380p G8, com 72Gb de RAM e 10 placas de rede (estou a pensar usar 4 tal como uso com o WIN Server), estava a pensar usar o UBUNTU Server...any thoughts?
Vamos lá tentar...falta escolher qual a distro...até agora temos o Mint e o Proxmox...mais alguem usa uma distro diferente?
Da parte do IAVE há alguma sugestão? Deveríamos tentar normalizar estas situações...
OBS:
Como vou usar um Servidor HP Proliant DL380p G8, com 72Gb de RAM e 10 placas de rede (estou a pensar usar 4 tal como uso com o WIN Server), estava a pensar usar o UBUNTU Server...any thoughts?
...
Última edição por pedrodias em quarta mar 12, 2025 8:40 pm, editado 3 vezes no total.
-
Bom dia,
Bem já tratei de instalar o Ubunto Server (embora não goste muito do funcionamento em Linux) e instalar o VirtualBox...já testei e está a funcionar...fiz um DDOS com 2500 pacotes (+/-30ms em quase todos os pacotes) e consegui entrar na app do IAVE...como não tenho como testar em "ambiente real" vou esperar pelas provas do 4º ou 6º ano para testar...senão parto para o plano B que é usar os meus outros servidores...
Já agora aproveito para questionar alguém com mais conhecimentos em Linux do que eu:
- fiz uma agregação de 4 NIC's mas queria colocar em LACP (era assim que estava a usar no Win Server e é assim que tenho configurado as poetas no switch) pois neste momento penso que o que faz é balanceamento de carga...andei a ver alguma coisa mas não me parece que seja muito simples e para alem de uma carrada de comandos, tem de se criar e alterar alguns ficheiros...alguém me consegue confirmar ou dar alguma dica?
Obrigado desde já.
Bem já tratei de instalar o Ubunto Server (embora não goste muito do funcionamento em Linux) e instalar o VirtualBox...já testei e está a funcionar...fiz um DDOS com 2500 pacotes (+/-30ms em quase todos os pacotes) e consegui entrar na app do IAVE...como não tenho como testar em "ambiente real" vou esperar pelas provas do 4º ou 6º ano para testar...senão parto para o plano B que é usar os meus outros servidores...
Já agora aproveito para questionar alguém com mais conhecimentos em Linux do que eu:
- fiz uma agregação de 4 NIC's mas queria colocar em LACP (era assim que estava a usar no Win Server e é assim que tenho configurado as poetas no switch) pois neste momento penso que o que faz é balanceamento de carga...andei a ver alguma coisa mas não me parece que seja muito simples e para alem de uma carrada de comandos, tem de se criar e alterar alguns ficheiros...alguém me consegue confirmar ou dar alguma dica?
Obrigado desde já.