Memória RAM da MV
Memória RAM da MV
Olá
É impressão minha ou a Máquina Virtual só aceita atribuição de 4GB de ram?
Não é preciso nem interessa alocar mais, pois não?
É impressão minha ou a Máquina Virtual só aceita atribuição de 4GB de ram?
Não é preciso nem interessa alocar mais, pois não?
-
- Registado: quinta mai 02, 2024 1:25 pm
- Escola: Colégio Novo da Maia
Re: Memória RAM da MV
Boa tarde,
Eu no meu caso tenho 64Gb...em servidor dedicado com windows server 2022
Eu no meu caso tenho 64Gb...em servidor dedicado com windows server 2022
Alocado à VM tenho 8 GB e tenho monitorizado RAM e CPU com 100 a 150 users a fazerem as provas e a RAM fica pouco acima dos 2GB e o CPU sempre a baixo dos 8%. Ou seja, zero problemas de sobrecarga da VM.
E isto numa máquina com outras tarefas (firewall, controlo de distribuição wireless, etc, etc) a correr e a servir em simultâneo outros 800 a 1200 dispositivos.
64 GB é super "overkill" mas nunca se está errado em acrescentar mais RAM e processadores para uma tarefa tão importante.
E isto numa máquina com outras tarefas (firewall, controlo de distribuição wireless, etc, etc) a correr e a servir em simultâneo outros 800 a 1200 dispositivos.
64 GB é super "overkill" mas nunca se está errado em acrescentar mais RAM e processadores para uma tarefa tão importante.
-
Sim, realmente é um pouco de "exagero" contudo era um servidor antigo que estava parado, por isso mais vale dar uso...contudo, tinha outras máquinas a servir de servidores com 8Gb (windows 11) e tinha problemas de lentidão com mais de 15 utilizadores (notei principalmente nas provas de inglês da semana passada)...não consigo perceber quando diz que tem +/- o mesmo layout (deduzo que o processador seja bastante superior) com mais de 100 utilizadores e sem problemas......
Eu usava um dos servidores offline que mencionei acima para cada turma...amanhã vou testar com este novo para todos em simultâneo (64Gb RAM, 8 cores dedicados e Team NIC de 4Gb)
Eu usava um dos servidores offline que mencionei acima para cada turma...amanhã vou testar com este novo para todos em simultâneo (64Gb RAM, 8 cores dedicados e Team NIC de 4Gb)
Última edição por pedrodias em quinta fev 27, 2025 7:55 pm, editado 1 vez no total.
-
Bom dia,
Resumo do que se passou na prova de MAT do 6º ano:
- 97 alunos a fazer prova e tive muitas dificuldades no acesso e muitos bloqueios durante a prova...algo não está bem mediante o servidor dedicada ás provas que foi criado:
- 60Gb de RAM, 11 cores, TEAM NIC 4Gb
Processador andou entre os 0% e 1%, RAM geral não passou dos 12Gb, rede tive um pico de 11Mbts...não consigo perceber onde está o problema para esta lentidão...
Alguém me consegue elucidar do que poderá estar a acontecer...e se alguém modificou parâmetros no VirtualBox para alem de RAM e processador?
Resumo do que se passou na prova de MAT do 6º ano:
- 97 alunos a fazer prova e tive muitas dificuldades no acesso e muitos bloqueios durante a prova...algo não está bem mediante o servidor dedicada ás provas que foi criado:
- 60Gb de RAM, 11 cores, TEAM NIC 4Gb
Processador andou entre os 0% e 1%, RAM geral não passou dos 12Gb, rede tive um pico de 11Mbts...não consigo perceber onde está o problema para esta lentidão...
Alguém me consegue elucidar do que poderá estar a acontecer...e se alguém modificou parâmetros no VirtualBox para alem de RAM e processador?
Experimenta alterar também o adaptador de rede de modo "NAT" para modo "Bridge".
-
Infelizmente amanhã será ultimo dia para testes...se não correr bem...
Para além de algumas modificações que fiz na minha TEAM, vou alterar para modo bridge como sugerido...como esta era a configuração da importação da VM nunca me tinha passado pela cabeça fazer esta alteração.
Amanhã após a prova direi o meu veredito...
Para além de algumas modificações que fiz na minha TEAM, vou alterar para modo bridge como sugerido...como esta era a configuração da importação da VM nunca me tinha passado pela cabeça fazer esta alteração.
Amanhã após a prova direi o meu veredito...
-
Aqui vai o resumo do que se passou:
- alterei de NAT para BRIDGE mas como perdi o acesso ao exterior (erro na sincronização das provas), reverti para NAT por falta de tempo para ver outras soluções;
- passou-se o mesmo que ontem, ou seja, ao entrarem todos ao mesmo tempo no servidor offline começou a arrastar-se e a dar mensagens de erro no acesso ao servidor...provavelmente se houvesse disponibilidade conforme fossem entrando as coisas iam melhorar, mas em prova isto não é aceitável...mais uma vez processador, memória e rede ficaram muito aquém das reais capacidades do servidor, penso que nem 5% dos recursos foram usados...sinceramente não sei qual o motivo desta situação;
- passei para o plano B que era reutilizar todos os meus outros servidores e distribuir os mesmos por sala +/- 18 alunos.
Veredito final:
- por falta de mais oportunidades de testagem, terei de usar o plano B nas provas "reais"...se entretanto alguém conseguir ter mais alguma ideia do que se poderá estar a passar, serão sempre bem-vindas...queria mesmo implementar esta solução pois este servidor em relação a todos os outros é muito mais fiável e nos dá mais garantias.
Cumprimentos
- alterei de NAT para BRIDGE mas como perdi o acesso ao exterior (erro na sincronização das provas), reverti para NAT por falta de tempo para ver outras soluções;
- passou-se o mesmo que ontem, ou seja, ao entrarem todos ao mesmo tempo no servidor offline começou a arrastar-se e a dar mensagens de erro no acesso ao servidor...provavelmente se houvesse disponibilidade conforme fossem entrando as coisas iam melhorar, mas em prova isto não é aceitável...mais uma vez processador, memória e rede ficaram muito aquém das reais capacidades do servidor, penso que nem 5% dos recursos foram usados...sinceramente não sei qual o motivo desta situação;
- passei para o plano B que era reutilizar todos os meus outros servidores e distribuir os mesmos por sala +/- 18 alunos.
Veredito final:
- por falta de mais oportunidades de testagem, terei de usar o plano B nas provas "reais"...se entretanto alguém conseguir ter mais alguma ideia do que se poderá estar a passar, serão sempre bem-vindas...queria mesmo implementar esta solução pois este servidor em relação a todos os outros é muito mais fiável e nos dá mais garantias.
Cumprimentos
Talvez o número de ligações em simultâneo esteja a ser atingido. Experimenta o mesmo mas num Linux (não tive problemas em Linux Mint).
Concurrent connections Windows Server
https://answers.microsoft.com/en-us/win ... 5654c23deb
How many concurrent remote connections can I have towards my Windows
https://support.tilaa.com/hc/en-us/arti ... indows-VPS
Maximum Concurrent Connections Limit in Windows 10 and 11
https://woshub.com/max-concurrent-conne ... t-windows/
Não sendo "bottleneck" na maquina, poderá ser da infraestrutura. O que usas para distribuição do wireless?
Consegues criar rede wireless excluiva para os exames?
Concurrent connections Windows Server
https://answers.microsoft.com/en-us/win ... 5654c23deb
How many concurrent remote connections can I have towards my Windows
https://support.tilaa.com/hc/en-us/arti ... indows-VPS
Maximum Concurrent Connections Limit in Windows 10 and 11
https://woshub.com/max-concurrent-conne ... t-windows/
Não sendo "bottleneck" na maquina, poderá ser da infraestrutura. O que usas para distribuição do wireless?
Consegues criar rede wireless excluiva para os exames?