Problemas na Testagem offline

descrição do primeiro forum
Responder
Mensagem
Autor
AEG
Mensagens: 2
Registado: terça mai 14, 2024 11:16 am
Escola: Agrupamento de Escolas de Grândola

Problemas na Testagem offline

#1 Mensagem por AEG »

No âmbito da testagem do processo offline foram utilizados 90 computadores de alunos:
1- Na véspera foi testado o processo e uma prova foi submetida e registada a resposta no servidor.
2- No dia da testagem de manhã foi conseguido mais um acesso à rede da escola e foi registada mais uma resposta no servidor.
3- No período da tarde foi testado o processo com os 90 computadores, foi realizada a instalação da aplicação nos computadores dos alunos.
3.1- A aplicação instalada nos computadores dos alunos não fez a atualização para a última versão.
4- A ligação dos computadores dos alunos ao servidor foi efetuado de forma manual, uma vez que o mesmo não era encontrado automaticamente.
5- Os computadores dos alunos após tentativa de ligação ao servidor ficaram com a aplicação em branco.

No lado do servidor:
1- durante e após a testagem o mesmo aparentemente, dava informação de utilização estável.
2- Porém o acesso à página do servidor não foi possível, ficando a mesma " a bolinha a andar à roda"
3- Após várias tentativas de acesso à página do servidor, a situação mantinha-se.
4- Desligou-se o servidor e voltou-se a ligar e a situação manteve-se.
5- Optou-se por reiniciar-se o servidor "máquina" e a situação manteve-se.
5.1.- Deu-se por finalizada a testagem com os computadores dos alunos.

6- Após algum discussão e tentativas de acesso o mesmo começou a funcionar.
7- Tentou-se aceder, através de duas máquinas à prova e conseguiu-se sendo as mesmas concluídas e visíveis no lado do servidor a sua entrega.
Precisamos de ajuda para perceber o que se passou, de forma a que a prova possa decorrer offline, tal como sugerido, com os 90 computadores dos aluno.
ruipires
Mensagens: 207
Registado: sexta abr 12, 2024 2:25 pm

Re: Problemas na Testagem offline

#2 Mensagem por ruipires »

Bom dia,

Preciso que me explique melhor a frase seguinte: "Após algum discussão e tentativas de acesso o mesmo começou a funcionar."
As atualizações não foram realizadas provavelmente porque a largura de banda disponível não permitia baixar a atualização para 90 máquinas.
O servidor offline deve estar na versão 1.0.4.
Tente aceder ao servidor offline a partir do browser e/ou da aplicação de realização na máquina onde está instalado o servidor(não é necessário escrever o hhtp://). O acesso de escola só é possível a partir do browser se for realizado na aplicação de realização fica a aguardar entrada indefinidamente.
Faça em acesso de consola um ping ao servidor de offline para ver se existe comunicação. Pode fazer o mesmo para o servidor online.
Confirme as permissões da firewall.
Desligue as firewalls e teste o acesso. Volte a ligar a firewall.

O ecrã em branco pode ser:
- Erro na escrita do endereço;
- Servidor não acessível (bloqueio da firewall, servidor numa rede e cliente na outra, velocidade reduzida)
- Atualizações a serem realizadas pelos clientes que estejam a consumir a largura de banda disponível

Bom trabalho!
Responder