Após a instalação do servidor de exames do IAVE, deparamo-nos com o seguinte:
• O servidor está a funcionar e o acesso às provas offline também, no entanto apenas funciona se introduzirmos o endereço do servidor na aba de endereço manual. O servidor não aparece na listagem de servidores offline como nas imagens abaixo.
O acesso apenas é possível, escrevendo o endereço no campo "Endereço Manual" e clicando depois em submeter.
Após investigação reparamos que a placa da máquina virtual do servidor, preparada pelo IAVE, tem um IP de uma gama diferente da gama da rede marista, o que nos leva a considerar ser a razão pela qual o servidor não aparece na listagem.
Forçamos a atualizamos e conseguimos que o servidor aparecesse na listagem. Repetimos o processo e nunca mis voltamos a obter a listagem do servidor após clicar em atualizar. O processo manual continua a aceder sem problemas.
Servidor offline
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- Escola: Externato Marista de Lisboa
Re: Servidor offline
Boa noite,
A máquina virtual deve assumir o IP da máquina onde se encontra.
A solução de deteção automática do offline faz uso de multicast DNS através da rede interna da escola. Assim sendo, é necessário:
que os computadores a correr offline e os computadores de exame tenham a capacidade de comunicar através do protocolo UDP pela porta 5353.
Para isso os computadores têm que estar na mesma LAN ou haver comunicação entre as diferentes VLAN em que os computadores se encontram
A rede tem que permitir mDNS
Port: 5353
Address: 224.0.0.251
Pode ser um bloqueio das firewalls do servidor e dos clientes. Pode tentar desligar a firewall dos dois lados para ver se consegue visualizar. Se conseguir tem de ser criada a exceção para a porta 5353.
Bom trabalho!
A máquina virtual deve assumir o IP da máquina onde se encontra.
A solução de deteção automática do offline faz uso de multicast DNS através da rede interna da escola. Assim sendo, é necessário:
que os computadores a correr offline e os computadores de exame tenham a capacidade de comunicar através do protocolo UDP pela porta 5353.
Para isso os computadores têm que estar na mesma LAN ou haver comunicação entre as diferentes VLAN em que os computadores se encontram
A rede tem que permitir mDNS
Port: 5353
Address: 224.0.0.251
Pode ser um bloqueio das firewalls do servidor e dos clientes. Pode tentar desligar a firewall dos dois lados para ver se consegue visualizar. Se conseguir tem de ser criada a exceção para a porta 5353.
Bom trabalho!